Experimente

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Prazeres da Mesa Ao Vivo Fortaleza

Não sei se é do conhecimento de todos, mas aconteceu pela primeira vez em Fortaleza o Prazeres da mesa ao vivo. O evento já acontece em vários lugares do Brasil.
Para quem não sabe a prazeres da mesa não é só uma revista que escreve sobre comida, mas sim uma A bíblia da gastronomia, como o slogan da mesma já diz.
O evento consiste em um Reality show da enogastronomia aonde com o ingresso(R$ 30 o dia) você tem o direito a assistir aulas,degustar produtos e bebidas na Praça de Vinhos e a participar do Melhor das Cidades, um painel gastronômico em que se podem provar as melhores receitas dos restaurantes do Fortaleza.

Este ano o evento foi no Senac Centro. As aulas se estendiam de 14:00 até as 20:00 com toda a maestria dos chefs convidados. Confesso que no primeiro dia  foi um pouco conturbado, já que todos querem fazer todas as aulas e a educação não é o forte de alguns de nossos conterrâneos cearenses né?

No primeiro dia (04 de Agosto) participamos de uma degustação mediada por  Ricardo Castilho - O Mundo dos Espumantes. 

Tenho que confessar,  para mim foi realmente um aprendizado e uma deliciosa novidade que quero aprender cada vez mais.Mas todo mundo sabe que para aprender tem que beber então... vamos que vamos!!!
Queria parabenizar o Ricardo Castilho pela aula, que apesar das inúmeras interrupções conseguiu mostrar um pouquinho do seu enorme conhecimento da área.
Creio que degustamos 5 espumantes, Ricardo Castilho explicou um pouco sobre a origem dos espumantes e iniciou as degustações. A cada espumante degustada, uma explicação sobre os tipos de uvas, processo de fabricação e origem do mesmo era dada.

 Outra aula maravilhosa foi a do Élcio Negano chef do Soho.
Em sua aula ele apresentou 2 pratos feitos com tilápia, traduzindo para o cearencês o nosso famoso cará .
O primeiro prato foi sashimi de tilápia. Quem me conheçe sabe que eu não gosto de sashimi e também não gosto de peixe com gosto de terra, então já viu né?
Porém a novidade que o chef Élcio trouxe foi o fato da tilápia ser de agua salgada. Isso mesmo estão fazendo cativeiros de tilápia em água salgada.
A qualidade do peixe fica fantástica, uma carne branquinha com textura e sem nenhum gosto de barro,claro!
Pena que foi só uma degustação então temos que ir ao Soho para apreciar mais essa novidade!

No mesmo dia acompanhei a aula da Instrutora Ana Célia do Senac. Ela preparou um cheesecake de banana e laranja, ou melhor uma desconstrução.